Este artigo analisa a possível subversão do eurocentrismo e do sudestecentrismo nos currículos amazônicos conforme orientado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A análise dos documentos curriculares dos estados nortistas, especialmente no ensino de História, mostra que a diversidade amazônica, apesar de mencionada, é subjugada pela padronização neoliberal e neoconservadora da BNCC. Assim, se perpetua um colonialismo interno e uma violência simbólica contra a cultura e a história da região amazônica. Constatou-se que as diretrizes estaduais não garantem a parte diversificada do currículo, resultando em abordagens superficiais da diversidade amazônica.
Currículos nortistas reestruturados pela Base Nacional Comum Curricular: a (não) subversão do eurocentrismo e do sudestecentrismo
Sobre o documento
- Título original: Northern curricula, restructured by the National Common Curricular Base (BNCC): a (no) subversion against Eurocentrism and Southeastcentrism
- Data de publicação: 2025
- Autor(es): Gonçalves, Andressa da Silva | Coelho, Wilma de Nazaré Baía
- Local de publicação: São Paulo
- Instituição(ões) relacionada(s): Prefeitura Municipal de Altamira-PA (Autora) | Universidade Federal do Pará - UFPA (Autora)
- Fonte: Abre em uma nova guia https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551286839
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 21 páginas
- Edição: Edição 51
- Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial