Tese

As políticas públicas de educação: adolescentes com trajetórias truncadas

RESUMO

O que fazer quando os alunos apresentam uma trajetória "truncada"? Essa tese não se propõe a responder essa questão, mas problematizá-la e dimensioná-la. Ao analisar uma escola municipal de Belo Horizonte, entre os anos de 2009 e 2010, e o Projeto Escola Integrada desenvolvido no município, o autor analisa adolescentes marcados pela desigualdade social e pobreza. Por meio de uma pesquisa qualitativa com entrevistas semiestruturadas com diversos atores escolares, o autor destaca a falta de condições de trabalho e a diversidade de intenções para a escola entre agentes políticos, gestores escolares, professores e alunos. Sob essa diversidade de intenções e a falta de unidade entre os atores escolares, o autor destaca que as mutilações se reproduzem sobre as trajetórias escolares dos adolescentes.

SOBRE O DOCUMENTO

ATENÇÃO

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.