O que fazer quando os alunos apresentam uma trajetória "truncada"? Essa tese não se propõe a responder essa questão, mas problematizá-la e dimensioná-la. Ao analisar uma escola municipal de Belo Horizonte, entre os anos de 2009 e 2010, e o Projeto Escola Integrada desenvolvido no município, o autor analisa adolescentes marcados pela desigualdade social e pobreza. Por meio de uma pesquisa qualitativa com entrevistas semiestruturadas com diversos atores escolares, o autor destaca a falta de condições de trabalho e a diversidade de intenções para a escola entre agentes políticos, gestores escolares, professores e alunos. Sob essa diversidade de intenções e a falta de unidade entre os atores escolares, o autor destaca que as mutilações se reproduzem sobre as trajetórias escolares dos adolescentes.
As políticas públicas de educação: adolescentes com trajetórias truncadas
Resumo
ATENÇÃO
Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.
Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.
Sobre o documento
- Data de publicação: 2012
- Autor(es): Cardoso, Nílton Francisco
- Local de publicação: São Paulo
- Instituição(ões) relacionada(s): Programa de Pós-Graduação em Educação - USP (Editora)
- Fonte: Abre em uma nova guia http://diposit.ub.edu/dspace/bitstream/2445/63390/1/CASTILLO_ARMIJO_TESIS.pdf
- Suporte: Texto
- Tipologia: Tese
- Tamanho: 271 páginas
- Tipo Licença: Todos os direitos reservados