O estudo busca identificar as dualidades entre o uso da inteligência artificial (IA) na educação e os riscos de vieses algorítmicos. A pesquisa é qualitativa e uma revisão sistemática de literatura com apoio bibliométrico. A coleta de dados ocorreu nas bases Scopus, Web of Science e ScienceDirect, e foram selecionados 16 artigos para análise. A eficácia da IA na educação depende de um treinamento contínuo e inclusivo dos algoritmos e da conscientização de seus usuários sobre os riscos dos vieses algorítmicos. Recomenda-se uma abordagem ética e colaborativa para garantir que a IA contribua para uma educação mais justa.
As dualidades entre o uso da inteligência artificial na educação e os riscos de vieses algorítmicos
Sobre o documento
- Data de publicação: 2025
- Local de publicação: Campinas
- Instituição(ões) relacionada(s): Centro de Estudos Educação e Sociedade (Editora) | (Autora) | ()
- Fonte: Abre em uma nova guia https://doi.org/10.1590/ES.289323
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 20 páginas
- Edição: Educação e Sociedade, 46
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição