Artigo

As dualidades entre o uso da inteligência artificial na educação e os riscos de vieses algorítmicos

Resumo

O estudo busca identificar as dualidades entre o uso da inteligência artificial (IA) na educação e os riscos de vieses algorítmicos. A pesquisa é qualitativa e uma revisão sistemática de literatura com apoio bibliométrico. A coleta de dados ocorreu nas bases Scopus, Web of Science e ScienceDirect, e foram selecionados 16 artigos para análise. A eficácia da IA na educação depende de um treinamento contínuo e inclusivo dos algoritmos e da conscientização de seus usuários sobre os riscos dos vieses algorítmicos. Recomenda-se uma abordagem ética e colaborativa para garantir que a IA contribua para uma educação mais justa.


Sobre o documento

  • Data de publicação: 2025
  • Local de publicação: Campinas
  • Instituição(ões) relacionada(s): Centro de Estudos Educação e Sociedade (Editora) | (Autora) | ()
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://doi.org/10.1590/ES.289323
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 20 páginas
  • Edição: Educação e Sociedade, 46
  • Tipo Licença: CCBY - Atribuição