Artigo

As atitudes de licenciandos sobre o “ser professor”: uma dimensão das representações sociais

RESUMO

Caracterizam-se as atitudes de alunos de licenciatura como dimensão da representação social sobre o “ser professor”. Partiu-se de uma amostra de 580 alunos de licenciatura da cidade de Santarém (PA), que responderam a um questionário com questões fechadas e uma questão aberta. Os resultados obtidos caracterizam a docência como função desvalorizada e pouco reconhecida, porém socialmente útil, exigindo criatividade e dedicação. Há a visão mítica do professor como herói e formador político e social.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 12/2014
  • Autor(es): Chamon, Edna Maria Querido de Oliveira | Dias, Alesandra Cabreira | Dias, Gilmar Lopes
  • Local de publicação: Brasil
  • Instituição(ões) relacionada(s): Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Editora)
  • Identificadores: ISSN 2177-6210
  • Fonte: Abre em uma nova guia http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/edu.2014.183.08/4465
  • Data de Acesso à Fonte: 19/12/2016
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 13 páginas
  • Edição: Volume 18; Número 3
  • Tipo Licença: CCBY - Atribuição