Neste trabalho é investigado "o valor simbólico do prédio escolar". O material explorado consiste em depoimentos de pais de estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio de Teresina (PI) e Natal (RN). Os depoimentos mostraram que ensino de qualidade envolve instalações físicas, disciplina rigorosa, ensino exigente; professores qualificados e bem remunerados, sendo parte do sistema simbólico que tem por função transfigurar relações reais que estão em ligação com o sistema social de que fazem parte.
As aparências não enganam: as representações sociais de qualidade suscitadas pelos prédios escolares
Sobre o documento
- Data de publicação: 08/2008
- Autor(es): Passos, Guiomar de Oliveira | Sales, Luís Carlos
- Local de publicação: Rio de Janeiro
- Instituição(ões) relacionada(s): Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Editora)
- Identificadores: ISSN 1809-449X
- Fonte: Abre em uma nova guia http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v13n38/08.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 21/07/2016
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 14 páginas
- Edição: Volume 13; Número 38
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição