Discute-se a contribuição da antropologia da ciência à compreensão das relações entre Escola Básica e conhecimento científico. Analisa-se o retorno da obrigatoriedade do ensino de sociologia no Ensino Médio, por meio de um trabalho de campo em duas escolas de Porto Alegre, usando-se a etnografia. O deslocamento proporcionado pela antropologia da ciência permite conceber a escola como local de criação de conhecimento original, a partir da prática cotidiana e do encontro de agentes que o “coproduzem”.
Antropologia da ciência e educação: reflexões sobre a sociologia no Ensino Médio sob o idioma da coprodução
Sobre o documento
- Data de publicação: 12/2015
- Autor(es): Schweig, Graziele Ramos
- Local de publicação: Brasil
- Instituição(ões) relacionada(s): Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Editora)
- Identificadores: ISSN 2177-6210
- Fonte: Abre em uma nova guia http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/edu.2015.193.04/4887
- Data de Acesso à Fonte: 17/12/2016
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 10 páginas
- Edição: Volume 19; Número 3
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição