O presente artigo busca mostrar o papel da história na construção de identidades, vinculado ao processo de afirmação da história social e da família, ao longo do século XX, no desenvolvimento dos estudos relacionados às questões étnico-raciais no Brasil. O trabalho faz um apanhado geral sobre a historiografia, levando em consideração as discussões iniciais de Gilberto Freyre, passando pela renovação de estudos sobre a escravidão e chegando até as produções mais atuais.
Antigos sujeitos, novas identidades: o papel da história na cosntrução de uma educação para as relações étnico-raciais
Resumo
ATENÇÃO
Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.
Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.
Sobre o documento
- Data de publicação: 13/05/2016
- Autor(es): Lyra Filho, Giuseppe Emmanuel
- Local de publicação: Brasil
- Instituição(ões) relacionada(s): Universidade Federal de Campina Grande (Editora)
- Identificadores: ISSN 23185368
- Fonte: Abre em uma nova guia http://www.ufcg.edu.br/~historia/etnias/?page_id=177
- Data de Acesso à Fonte: 14/12/2016
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 08 páginas
- Tipo Licença: Todos os direitos reservados