Partindo do conceito de emancipação, baseia-se em alguns teóricos críticos cujas teses rejeitam a razão iluminista, que evoluiu de um ideal transformador da sociedade a uma "razão instrumental", que pretende ter o domínio da natureza e o controle das relações sociais. A contribuição destes teóricos se dá na visão da escola como espaço público gerido por relações dialógicas e em que a educação tem como fim primordial a competência à autodeterminação, a participação democrática e a solidariedade.
A teoria crítica e a educação
Sobre o documento
- Data de publicação: 2010
- Autor(es): Aníbal, Graça
- Local de publicação: Lisboa
- Instituição(ões) relacionada(s): Centro de Estudo de Intervenção em Educação e Formação (Editora)
- Identificadores: ISSN 1645-7250
- Fonte: Abre em uma nova guia http://www.scielo.mec.pt/pdf/rle/n16/n16a02.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 05/10/2016
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 10 páginas
- Edição: Número 16