O artigo visa apreender se e como desigualdades nos níveis de vulnerabilidade social da vizinhança da escola impactam a oferta educacional e o desempenho dos alunos. Usou-se a metodologia quantitativa e qualitativa na análise de uma subprefeitura da região leste de São Paulo. Quanto maiores os níveis de vulnerabilidade social do entorno da escola, mais limitada é a qualidade das oportunidades educacionais. O efeito negativo do território sobre a escola se exerce através de mecanismos articulados.
A escola, a metrópole e a vizinhança vulnerável
Sobre o documento
- Data de publicação: 08/2012
- Autor(es): Batista, Antônio Augusto Gomes | Ernica, Mauricio
- Local de publicação: São Paulo
- Instituição(ões) relacionada(s): Fundação Carlos Chagas (Editora)
- Identificadores: ISSN 0100-1574
- Fonte: Abre em uma nova guia http://www.scielo.br/pdf/cp/v42n146/16.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 17/09/2016
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 27 páginas
- Edição: Volume 42; Número 146
- Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial