O artigo apresenta o conjunto de práticas e representações culturais do colégio universitário da Universidade Federal do Maranhão, entre 1980 a 1995, e a materialização da cultura escolar democrática. Avaliam-se práticas educativas, pedagógicas e culturais que transformadas em rituais escolares denunciam a gramática escolar e sua identidade como colégio de aplicação. A pesquisa mostra que a integração política entre modos de conhecimento e exercício do poder mediada por táticas de apropriação na busca do sucesso escolar aponta a instituição como instrumento de inserção/ascensão social num processo de emancipação.
A cultura escolar democrática no colégio universitário da UFMA (1980-1995)
Resumo
Sobre o documento
- Data de publicação: 2021
- Autor(es): Castellanos, Samuel Luis Velázquez | Oliveira, Wilson Raimundo de
- Local de publicação: Maringá
- Instituição(ões) relacionada(s): Sociedade Brasileira de História da Educação (Editora)
- Identificadores: ISSN 2238-0094
- Fonte: Abre em uma nova guia https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/53885/751375151578
- Data de Acesso à Fonte: 26/01/2025
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 23 páginas
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição