Artigo

Alimentação escolar e constituição de identidades dos escolares: da merenda para pobres ao direito à alimentação

RESUMO

Neste artigo, buscou-se problematizar a alimentação escolar enquanto prática que contribui para a constituição de identidades escolares. Partiu-se de uma revisão bibliográfica, não sistemática, de publicações sobre alimentação escolar e identidades no contexto das escolas públicas brasileiras. Discutiu-se, inicialmente, a persistência de discursos e práticas de caráter assistencialista que reduziam a alimentação escolar a uma comida para pobres, questão observada nos estudos.

 

 

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 2018
  • Autor(es): Silva, Edleuza Oliveira | Santos, Ligia Amparo da Silva | Soares, Micheli Dantas
  • Local de publicação: Rio de Janeiro
  • Instituição(ões) relacionada(s): Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz (Editora)
  • Identificadores: ISSN 1678-4464
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/csp/a/gdwmZwGHLwkPhX6wKBXk44B/?format=pdf&lang=pt
  • Data de Acesso à Fonte: 18/06/2022
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 13 páginas
  • Tipo Licença: CCBY - Atribuição

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