Artigo

A escola, a metrópole e a vizinhança vulnerável

RESUMO

O artigo visa apreender se e como desigualdades nos níveis de vulnerabilidade social da vizinhança da escola impactam a oferta educacional e o desempenho dos alunos. Usou-se a metodologia quantitativa e qualitativa na análise de uma subprefeitura da região leste de São Paulo. Quanto maiores os níveis de vulnerabilidade social do entorno da escola, mais limitada é a qualidade das oportunidades educacionais. O efeito negativo do território sobre a escola se exerce através de mecanismos articulados.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 08/2012
  • Autor(es): Batista, Antônio Augusto Gomes | Ernica, Mauricio
  • Local de publicação: São Paulo
  • Instituição(ões) relacionada(s): Fundação Carlos Chagas (Editora)
  • Identificadores: ISSN 0100-1574
  • Fonte: http://www.scielo.br/pdf/cp/v42n146/16.pdf
  • Data de Acesso à Fonte: 17/09/2016
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 27 páginas
  • Edição: Volume 42; Número 146
  • Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial