Dissertação

Ensino de física para pessoas surdas: o processo educacional do surdo no Ensino Médio e suas relações no ambiente escolar

RESUMO

O estudo investiga e busca compreender o processo de ensino/aprendizagem em física de uma aluna surda com habilidade de leitura orofacial (LOF) presente em sala de aula da 3ª série do Ensino Médio de escola pública do Estado de São Paulo, que não tem tradutor/intérprete de LIBRAS. A pesquisa aponta limitações na comunicação em sala de aula, violação ao Decreto 5626/2005, em razão da ausência de tradutor/intérprete de LIBRAS no ambiente escolar, e desconhecimento docente sobre educação inclusiva.

SOBRE O DOCUMENTO

ATENÇÃO

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.