Dissertação

Comportamentos violentos (foco em bullying) e o uso de substâncias psicoativas por alunos dos Ensinos Médio e Fundamental de Botucatu, Brasil

RESUMO

Estudo transversal com 1.786 estudantes dos Ensinos Médio e Fundamental de Botucatu/SP, visando estimar a prevalência de comportamentos violentos e do uso de substâncias psicoativas. Constata que a ocorrência de condutas violentas e bullying está na média nacional, enquanto o uso de álcool e drogas está abaixo da média de outras cidades. Entretanto, todos os tipos de violência se associaram ao álcool e drogas. No caso do bullying, só entre alguns alunos houve predomínio de uso de álcool e drogas.

SOBRE O DOCUMENTO

ATENÇÃO

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.