Artigo

Antropologia da ciência e educação: reflexões sobre a sociologia no Ensino Médio sob o idioma da coprodução

RESUMO

Discute-se a contribuição da antropologia da ciência à compreensão das relações entre Escola Básica e conhecimento científico. Analisa-se o retorno da obrigatoriedade do ensino de sociologia no Ensino Médio, por meio de um trabalho de campo em duas escolas de Porto Alegre, usando-se a etnografia. O deslocamento proporcionado pela antropologia da ciência permite conceber a escola como local de criação de conhecimento original, a partir da prática cotidiana e do encontro de agentes que o “coproduzem”.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 12/2015
  • Autor(es): Schweig, Graziele Ramos
  • Local de publicação: Brasil
  • Instituição(ões) relacionada(s): Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Editora)
  • Identificadores: ISSN 2177-6210
  • Fonte: http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/edu.2015.193.04/4887
  • Data de Acesso à Fonte: 17/12/2016
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 10 páginas
  • Edição: Volume 19; Número 3
  • Tipo Licença: CCBY - Atribuição