Artigo

Na contramão da lógica do controle em contextos de avaliação: por uma educação democrática e emancipatória

RESUMO

Artigo reflete sobre a avaliação educacional e a qualidade da educação. Analisa-se uma posição na qual a avaliação pretende direcionar uma educação de qualidade e desvela as consequências dessa lógica à escola, ao currículo e à formação de educadores. Defende-se uma matriz contra-hegemônica, referenciada à qualidade da educação concretizada por Paulo Freire, como Secretário da Educação de São Paulo, entre 1989 e 1992, que teve como proposta a construção da educação pública, popular e democrática.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 12/2015
  • Autor(es): Saul, Ana Maria
  • Local de publicação: São Paulo
  • Instituição(ões) relacionada(s): Faculdade de Educação da USP (Editora)
  • Identificadores: ISSN 1678-4634
  • Fonte: http://www.scielo.br/pdf/ep/v41nspe/1517-9702-ep-41-spe-1299.pdf
  • Data de Acesso à Fonte: 14/10/2016
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 13 páginas
  • Edição: Volume 41; Número Especial
  • Tipo Licença: CCBY - Atribuição