Ilustração
Desafio: Veja soluções que melhoraram a aprendizagem no ensino médio

Sala de aula invertida

Resumo da solução

A professora Vanessa Teixeira e a estudante Ana Clara Teixeira, da E. E. E. F. M. Augusto Meira (Belém-PA), descrevem como a escola motiva os estudantes a se interessarem pelas aulas de Química. A escola buscou uma parceria com a Universidade Federal do Pará para implementar a estratégia de sala de aula invertida, em que os estudantes têm acesso aos conteúdos das aulas em vídeos e textos antes de ser ministrado em sala de aula. Os estudantes sem internet recebem apostilas. A mudança fez com que as aulas se tornassem mais dinâmicas, permitindo aos estudantes mais tempo para tirar dúvidas com os professores. Os jovens também ganharam mais autonomia e passaram a pesquisar outros conteúdos além dos sugeridos pelos professores antes da aula para tirar dúvidas. O desempenho nas provas também melhorou, e a iniciativa foi expandida para outras turmas. 


Depoimento por: Vanessa Teixeira (professora) e Ana Clara Viana (estudante)
Instituição: E. E. E. F. M. Augusto Meira )

TEMAS TRABALHADOS:

Desempenho escolar; Práticas educativas; Motivação; Recursos tecnológicos

Para saber mais sobre o tema:

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

Ela está bem explicada?

Esta é uma solução que poderia ser replicada em sua escola?

Esta solução foi útil para você?