Ilustração
Desafio: Conheça ações que diminuíram a desigualdade de aprendizagem

Células de aprendizagem colaborativa

Resumo da solução

Para diminuir os índices de reprovação na 1ª série do Ensino Médio, a escola Guiomar Aguiar (Cariré-CE) dividiu os estudantes em trios, formados por um de maior desempenho e dois de menor desempenho. Cada trio, composto de um aluno apoiador e dois apoiados, formava uma célula de aprendizagem com uma meta coletiva de melhoria. Ao mesmo tempo, foram realizadas formações com professores com a finalidade de compartilhar as estratégias a serem utilizadas para a aprendizagem colaborativa. Junto a isso, como forma de incentivo, foi criada uma premiação das 10 células com os melhores desempenhos do bimestre.

 

Depoimento completo:

Nossa prática começou a ser elaborada a partir de uma visita técnica de diagnóstico na qual foi constatado que apenas as turmas de 1ª série tiveram reprovação no ano letivo em análise. No encontro, que reuniu o corpo docente e a superintendente, observamos que, considerando os abandonos, o índice de aprovação havia sido de 91% no primeiro ano do Ensino Médio, o que comprometia nossos indicadores externos, como o IDE-Médio e o Ideb. O resultado refletia a dificuldade que os estudantes enfrentavam ao ingressar em uma escola de tempo integral, com disciplinas regulares e técnicas concomitantes. Na busca de soluções para o problema, optamos por adotar um mapeamento colaborativo por células.

O processo de elaboração e implementação do projeto se deu a partir do fechamento dos resultados do primeiro bimestre. Com base na classificação geral da turma, obtida no Sige Acadêmico, o mapeamento foi delineado por um algoritmo com o objetivo de diminuir ao máximo possível a diferença entre a célula de maior e a de menor nota.

A partir daí, foram formados trios de estudantes, um de maior rendimento e dois nas últimas posições da classificação, seguindo assim até o centro da tabela. Dessa forma, cada trio continha um aluno apoiador (localizado ao centro da célula) e dois estudantes apoiados (nas extremidades dos trios). Ao mesmo tempo, iniciamos formações com professores com a finalidade de compartilhar as estratégias a serem utilizadas para a aprendizagem colaborativa.

A cada semana, as turmas foram monitoradas em relação aos resultados numéricos e à evolução de atitudes, para aferir a eficácia da intervenção. Cada equipe de estudantes, trio ou célula, recebeu, ao início de cada bimestre, uma meta de crescimento, correspondente à média final de cada componente, que chamamos de IDE Célula. Os resultados foram levantados a fim acompanhar as metas propostas no SGP e, também, para servirem de base na elaboração dos mapeamentos do próximo bimestre. Junto a isso, como forma de incentivo, foi criado o TOP-Células, uma divulgação e premiação das 10 células com os melhores desempenhos do bimestre.

Observou-se, ao final do I Ciclo (1º bimestre/2ºbimestre) um crescimento nos rendimentos de 2/4 das turmas do projeto, e, ao final do II Ciclo (2º bimestre/3º bimestre), o crescimento subiu para 3/4 das turmas, atingindo assim a meta do SGP. Além disso, em ambos os ciclos, uma das turmas de crescimento também foi a turma de maior crescimento da escola.

Após a formação dos trios, a diferença de rendimento, antes na casa de 5,0 pontos, caiu para 0,6 pontos, garantindo, em tese, equiparação dos perfis de aprendizagem em cada célula. A taxa de evolução do rendimento escolar passou de 56% para 71% das células e, por sua vez, o número de células em que não se constatou crescimento caiu de 43% para 26% entre o 2º e o 3º bimestre. Já o total de células que cumpriu a meta de crescimento subiu de 36% para 47% no mesmo período.

Qualitativamente, os professores têm relatado facilidade com este formato de mapeamento e casos de estudantes críticos que têm sido recuperados, por encontrarem maior apoio e estímulo proporcionados pelo projeto.

Acreditamos que outras escolas possam replicar o modelo, uma vez observadas as necessidades do público-alvo. É necessário fazer o estudo metodológico e teórico do projeto e, principalmente, conquistar o envolvimento de toda equipe para a causa e para cada tarefa envolvida na ação.


Depoimento por: Glauber Oliveira Benjamim (coordenador escolar)
Instituição: Escola Guiomar Belchior Aguiar)

TEMAS TRABALHADOS:

Desempenho escolar; Equidade; Aprendizagem entre pares

Para saber mais sobre o tema:

Esta solução faz parte do Cadernos de Boas Práticas de Gestão Escolar do Ceará (2019)

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

Ela está bem explicada?

Esta é uma solução que poderia ser replicada em sua escola?

Esta solução foi útil para você?