Ilustração
Desafio: Conheça ações que melhoraram a convivência e o clima escolar

Horário de planejamento coletivo

Resumo da solução

Problemas de gestão atrapalhavam o funcionamento da Escola Estadual Augusto Xavier de Góis, no município de Ceará-Mirim (RN). As reuniões de planejamento não eram realizadas e havia dificuldades para reunir os professores. A saída foi propor uma mudança na jornada de trabalho, estabelecendo um horário de planejamento coletivo. A ideia deu certo, e os professores passaram a ter horários para organizar atividades de aula, corrigir avaliações e compartilhar boas práticas. O resultado foi a maior integração entre os profissionais, com melhoria no relacionamento e redução do número de pedidos de transferência para outras regionais.

 

 

Depoimento completo:

 

Sabemos que um planejamento de gestão eficiente e eficaz é imprescindível para que possamos desenvolver avanços em qualquer escola. No entanto, enfrentávamos uma série de dificuldades para fazer este trabalho, surgindo daí o desejo de buscar soluções, dentro da nossa realidade, para não privar nossa escola de uma gestão voltada para melhorias de resultados.

Não havia em nossa escola a prática de instaurar as cinco aulas destinadas ao planejamento, muitas vezes devido à dificuldade de reunir, no mesmo dia, um número significativo de professores. Isso fazia com que tivéssemos dificuldade para comunicar os eventos e as orientações recebidas da SEEC, acompanhar as práticas pedagógicas desenvolvidas na escola e tomar decisões democráticas, pois a participação nas discussões era reduzida. A integração de professores de áreas distintas nos projetos e ações desenvolvidos na escola também era um desafio, pois a falta de compartilhamento de informações empobrecia o efeito das ações.
Ficamos diante de um problema: como instituir um horário de planejamento na escola sem ter como ajustar os horários dos professores às necessidades da gestão e sem apoio pedagógico suficiente para a ação, dado que temos apenas dois suportes pedagógicos para atender três turnos de atividades? Como dar conta de tantas obrigações e, ainda assim, fazer valer o planejamento no chão da escola?
Cientes dessas dificuldades, no início de 2018, sob amparo da Portaria nº 114/2018, apresentamos aos professores a proposta de melhor adequação de suas jornadas de trabalho para que fosse definido um horário de planejamento coletivo. Para dar conta das atividades, redividimos os cinco horários de planejamento em três. Um deles era dedicado à organização de atividades, ao registro de frequência e notas no sistema e à correção de trabalhos e avaliações, sempre reforçando que aquele momento na escola garantia que, em suas casas, os professores poderiam desfrutar de maior descanso, sem sobrecarregar os finais de semana com essas tarefas.
Nos outros dois horários procuramos agrupar professores de áreas distintas para discutir sobre os problemas enfrentados e compartilhar ações bem-sucedidas. Nessa prática estão envolvidos principalmente os responsáveis pela coordenação e pelo suporte pedagógico.
Hoje existe mais unidade no desenvolvimento de atividades, o grupo está mais integrado, com melhoria nas relações entre os docentes e maior motivação para o trabalho. É possível conhecer o posicionamento de 100% da equipe sobre as pautas apresentadas, tornando viável o exercício da gestão democrática. Há uma eficácia maior no cumprimento das tarefas planejadas dentro do programa Jovem de Futuro e nos eventos realizados de forma coletiva, além de um menor número de solicitações de saída da escola para trabalhar em outras Regionais.


Depoimento por: João Paulo Moura Bilé; José Monteiro do Nascimento Junior; Patrícia da Silva Laurentino; Flávio Flausino de Araújo Melo
Instituição: E. E. AUGUSTO XAVIER DE GÓIS )

TEMAS TRABALHADOS:

Clima escolar; Recursos humanos

Para saber mais sobre o tema:

Esta solução faz parte do Caderno de Boas Práticas em Gestão Escolar do Rio Grande do Norte (2018)

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

Ela está bem explicada?

Esta é uma solução que poderia ser replicada em sua escola?

Esta solução foi útil para você?