Ilustração
Desafio: Conheça ações que diminuíram a desigualdade de aprendizagem

Projeto motivacional para elevar expectativas

Resumo da solução

A equipe gestora do C. E. Complexo 01 (Planaltina-GO) identificou que era necessário elevar as  expectativas dos jovens, que estavam desmotivados pelo baixo desempenho e pela sensação de falta de perspectiva no mercado de trabalho ou de ingresso em universidades. Foi feito então um projeto motivacional. Professores buscaram metodologias mais estimulantes e aulas mais conectadas aos interesses dos estudantes. A escola teve ajuda de parceiros como psicólogos, nutricionistas, engenheiros civis, bancários e advogados, que abordaram suas profissões em palestras. Os jovens conheceram algumas universidades, o que proporcionou uma visão mais ampla do mercado de trabalho. Além disso, foram realizadas gincanas, testes vocacionais e aulões de preparação para o Enem. As ações resultaram em melhoria da aprendizagem e aumento nas inscrições para o Enem.

 

 

Depoimento completo:

Na reunião pedagógica para definir o planejamento do ano letivo, um dos temas abordados foi a necessidade de fazer com que nossos  estudantes despertassem para a importância dos estudos em seus planos de vida. Percebemos que era preciso elevar as perspectivas profissionais, as metas de estudo e a aprendizagem dos jovens em busca de um futuro melhor.

Nossos estudantes estavam desmotivados diante dos resultados das avaliações externas e não viam possibilidades de êxito no mercado de trabalho. Essa situação fazia com que eles negligenciassem os estudos, o que resultava em notas baixas e em elevados índices de reprovação.

Decidimos, então, realizar um projeto com foco motivacional, envolvendo inicialmente palestras com pais e  estudantes sobre as perspectivas de futuro,  estabelecendo metas a serem alcançadas durante o ano letivo. Foram realizadas diversas reuniões com o conselho escolar, com os pais, os agentes jovens, os professores, a equipe gestora e os coordenadores pedagógicos no início do ano, além de encontros mensais para avaliar as ações propostas. A prática durou oito meses.

Os professores buscaram metodologias mais estimulantes, promovendo aulas que instigaram reflexões sobre temas de interesse para o futuro dos  estudantes, apoiando a criação de murais de incentivo e trabalhando com arteterapia. Essas iniciativas contribuíram para valorizar as ideias e habilidades dos jovens, ampliando as condições para que eles superassem os desafios da vida escolar.

Durante todo o processo, além dos participantes já mencionados, contamos com a presença de representantes do conselho e parceiros que já atuam como profissionais em diversas áreas, como psicólogos, nutricionistas, engenheiros civis, bancários e advogados, entre outros, que abordaram suas profissões em palestras para os estudantes. Os jovens conheceram algumas universidades, o que proporcionou uma visão mais ampla do mercado de trabalho.

Os agentes jovens confeccionaram murais de incentivo e organizaram gincanas; foram realizados testes vocacionais e aulões de preparação para o Enem com dinâmicas diversas, além de palestras e atendimentos individuais de psicólogos com pais e estudantes antes do período de inscrições no Exame Nacional. O trabalho contou com apoio da Câmara e da Prefeitura Municipal e utilizou recursos como datashow, caixas de som e microfones.

A adoção da prática resultou em melhor aprendizagem para os estudantes. As inscrições no Enem aumentaram e 100% dos nossos  estudantes participaram das avaliações externas. O trabalho realizado por psicólogos com pais e estudantes resultou em mudanças comportamentais, favorecendo o gosto pelos estudos e maior dedicação em sala de aula, elevando o desempenho nas avaliações internas e externas.

Aprendemos que nenhuma ação pedagógica deve ser episódica. É necessário que seja contínua, diária, para que se possa obter melhores resultados de aprendizagem. Acreditamos que a experiência pode ser desenvolvida em qualquer escola, devendo valorizar o trabalho em equipe e a qualidade do clima no ambiente escolar, promovendo a união, a empatia, o respeito às diferenças e o fomento à colaboração de profissionais de áreas diversas.


Depoimento por: Rosely da Silva Miranda (coordenadora pedagógica)
Instituição: C. E. Complexo 01 )

TEMAS TRABALHADOS:

Desempenho escolar; Motivação; Acesso ao ensino superior

Para saber mais sobre o tema:

Esta solução faz parte do Caderno de Boas Práticas em Gestão Escolar de Goiás (2019)

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

Ela está bem explicada?

Esta é uma solução que poderia ser replicada em sua escola?

Esta solução foi útil para você?