Ilustração
Desafio: Conheça ações que diminuíram a desigualdade de aprendizagem

Aulas de reforço

Resumo da solução

Ramon Sant’ana Barcellos, diretor, e Vinícius Loureiro Castoldi, estudante da E. E. E. F. M. Vila Nova Colares (Serra-ES), descrevem como a escola ajudou os  estudantes com defasagem na aprendizagem por meio de aulas de reforço em Língua Portuguesa e Matemática. A defasagem gerava frustação e indisciplina. Os professores então reservaram uma aula por semana para cada disciplina, focando em conteúdos de anos anteriores que não haviam sido assimilados, para nivelar o conhecimento dos estudantes. Professores de outras disciplinas e  estudantes mais avançados também contribuíram com o esforço de ajudar os estudantes que mais precisavam. Com a prática, os níveis de evasão e reprovação caíram e a aprendizagem aumentou.


Depoimento por: Ramon Sant’ana Barcellos (gestor) e Vinícius Loureiro Castoldi (estudante)
Instituição: Escola Vila Nova de Colares)

TEMAS TRABALHADOS:

Práticas educativas; Evasão escolar; Desempenho escolar; Acesso ao ensino superior

Para saber mais sobre o tema:

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

Ela está bem explicada?

Esta é uma solução que poderia ser replicada em sua escola?

Esta solução foi útil para você?