Ilustração
Desafio: Como diminuir a infrequência dos alunos?

Escuta ativa e oficinas pedagógicas

Resumo da solução

A equipe gestora da escola Francisco de Assis Pinheiro (RN) elaborou um questionário para cada estudante manifestar sua opinião em relação às metodologias das aulas. As respostas indicaram uma insatisfação generalizada. Diante desse diagnóstico, os professores propuseram estudar novas metodologias. Foi criado então um projeto de formação continuada. Os participantes debateram sobre os conhecimentos adquiridos e elaboraram propostas para mudar suas práticas. Ao final de cada oficina, eles relatavam os resultados obtidos com a metodologia adotada. Essa atividade vivencial foi o ponto forte da ação, pois permitiu ao professor estabelecer uma relação entre a teoria e a prática. As aulas ficaram mais dinâmicas e houve um aumento significativo na frequência e nos resultados de aprendizagem dos  estudantes.

 

Depoimento completo:

Preocupada com a falta de interesse da maioria dos estudantes pelos estudos, realizamos um diagnóstico para descobrir o que causava a desmotivação, que resultava em um rendimento de aprendizagem muito baixo. Elaboramos um questionário cada estudante manifestar sua opinião em relação às metodologias adotadas em nossas aulas. As respostas nos indicaram uma insatisfação generalizada, o que nos inspirou a buscar soluções que tornassem as aulas mais dinâmicas e atrativas.

O diagnóstico, ponto de partida de nosso projeto, foi elaborado com base em aspectos que nos inquietavam: Por que há tanta desmotivação? Por que tantos estudantes não conseguem obter bons resultados de aprendizagem? O que estamos fazendo de errado para que isso aconteça?

Nossa escola é frequentada por jovens oriundos de famílias carentes. A maioria não tem disponibilidade para uma rotina de estudos extraclasse, não reconhece a importância dos conteúdos trabalhados em aula e não vê significado em estudar.

No contexto atual, em que os jovens têm facilidade em obter informações pela internet quando e o quanto quiserem, o modelo de ensino convencional se mostra desanimador. Eles se queixam das aulas, sempre centradas no professor, que explica os conteúdos utilizando somente de materiais didáticos, a lousa e apresentações de slides ou vídeos sem contextualização.

A equipe gestora e os coordenadores da escola decidiram, então, agendar um encontro com os professores para fazer uma tabulação coletiva dos dados do diagnóstico, a fim de que os docentes conhecessem a percepção dos  estudantes e contribuíssem para mudar a realidade da escola. Partiu dos próprios professores a ideia de realizar estudos mais aprofundados sobre metodologias de ensino.

Em resposta, criamos um projeto de formação continuada para os professores, que consistiu em três oficinas com foco em metodologias ativas de aprendizagem, produção e avaliação de materiais didáticos e pedagógicos e técnicas de leitura e produção textual para estudantes do Ensino Médio. A coordenação ministrou as oficinas, direcionadas aos professores de sala de aula, de apoio pedagógico e de Atendimento Educacional Especializado.

Os encontros incluíram dinâmicas, estudos em grupos de textos de especialistas em metodologias de ensino, recursos didáticos, leitura e produção textual. Os participantes debateram sobre os conhecimentos adquiridos e elaboraram propostas para mudar suas práticas. Ao final de cada oficina os professores relatavam os resultados obtidos com a metodologia adotada. Essa atividade vivencial foi o ponto forte da ação, pois permitiu ao professor estabelecer uma relação entre a teoria e a prática.

Os professores passaram a planejar aulas mais dinâmicas e atrativas, fazendo uso dos espaços e dos materiais didáticos da escola. O resultado foi um aumento significativo na frequência dos estudantes e uma melhoria expressiva nos resultados de aprendizagem.

A formação continuada dos docentes se mostrou essencial para a adoção de práticas exitosas de ensino, por isso pretendemos manter o projeto realizando oficinas a cada início de bimestre.


Depoimento por: Francisco Laecio Andrades de Freitas (gestor), Maria do Socorro de Paiva Morais (coordenadora pedagógica), José Clovis Pereira de Oliveira e Antonio Leonilde de Oliveira (professores)
Instituição: ESCOLA ESTADUAL FRANCISCO DE ASSIS PINHEIRO)

TEMAS TRABALHADOS:

Práticas educativas; Desempenho escolar; Infrequência

Para saber mais sobre o tema:

Esta solução faz parte do Caderno de Boas Práticas em Gestão Escolar do Rio Grande do Norte (2018)

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

Ela está bem explicada?

Esta é uma solução que poderia ser replicada em sua escola?

Esta solução foi útil para você?