Ilustração
Desafio: Como diminuir a indisciplina?

Esporte para promover vínculos e diminuir a indisciplina e a infrequência

Resumo da solução

Alunos que faltavam às aulas e casos de indisciplina faziam parte da rotina do colégio Inácio Pinheiro Paes Leme, no município de Cachoeira Dourada (GO). Ao perceber a empolgação dos alunos com o campeonato de futsal, a escola passou a ofertar treinos noturnos, exigindo em contrapartida que os jogadores não faltassem às aulas, que participassem das atividades de classe e que tirassem notas acima da média. A iniciativa foi um sucesso e elevou os indicadores de frequência e desempenho, além de reforçar o vínculo entre os estudantes e a escola.

 

 

Depoimento completo:

Observamos que a maioria dos nossos estudantes se empolgava com a participação em jogos coletivos, e um dos eventos de que mais gostavam era uma competição de futsal interclasse, que realizávamos sempre no fim do ano. Nesses jogos, apareciam até os estudantes mais faltosos, indisciplinados e desmotivados pelos estudos. Em uma reunião do conselho de classe, surgiu a proposta de fazer do futsal uma estratégia que motivasse não apenas a frequência às aulas, mas também a melhoria de aprendizagem dos estudantes.

Os professores de Educação Física decidiram, então, promover treinos no horário noturno para proporcionar momentos de lazer e descobrir talentos que pudessem representar a escola na competição estadual. Haveria, porém, um regulamento, segundo o qual, para participar dos treinos e das competições, os jovens teriam que cumprir três requisitos: não faltar, participar ativamente das aulas e tirar notas acima da média.
A infrequência e a indisciplina nos desafiavam. Tentamos de várias maneiras envolver os pais e responsáveis para que estimulassem os filhos a serem assíduos nas aulas, mas havia muitos casos de famílias desestruturadas, que mais desmotivavam do que ajudavam os jovens.
O projeto começou em 2018 e prosseguiu em 2019. Realizamos, por ano, dois torneios interclasse, um entre maio e junho e outro entre setembro e outubro. Em dezembro, promovemos um amistoso. No segundo semestre, entregamos premiações à equipe campeã, aos times de segundo e terceiro lugares, ao goleiro menos vazado e ao artilheiro da competição.
A iniciativa criou um espírito de equipe e organização, além de proporcionar o surgimento de novos talentos esportivos. Houve melhoria substancial na interação social entre os estudantes, além de fortalecimento do protagonismo juvenil e da relação entre a escola, os professores, os estudantes e as famílias.
Aprendemos que os jogos movimentam toda a comunidade escolar, proporcionando alegria e ensinamento aos estudantes. Alegria porque esporte é lazer, vida e diversão. E ensinamento porque é aprendizado, disciplina e garra. São valores que ajudam as pessoas durante toda vida, pois elas aprendem a lutar por seus objetivos, a trabalhar em equipe, a ganhar e a perder. O reflexo positivo beneficia o estudante não só em seu ambiente escolar, mas também enquanto cidadão.
Com a ação, a frequência dos estudantes e o rendimento escolar melhoraram mais de 50%. Antes, na semana de avaliações, faltavam de 8 a 10 estudantes em cada sala. Agora eles querem ir para a escola até quando estão doentes ou, se a doença os impede de ir, pedem aos pais para ligar para a escola e justificar a ausência. Isso significa que eles estão assumindo responsabilidades em relação aos seus próprios compromissos com os estudos. Dados do quadro de análise do SGP Relatório Smar Escola de 2018 e 2019 comprovam um grande aumento na frequência e nas notas dos  estudantes.
Consideramos que outras escolas podem adotar a prática com facilidade, desde que verifiquem antes se ela corresponde ao gosto de seus estudantes. O regulamento é o meio pelo qual se pode atrelar o esporte ao desempenho escolar, então é preciso que seja bem elaborado e esclarecido a eles.


Depoimento por: Sheila Souza Aparecido Oliveira (coordenadora pedagógica) e Lorena Maria Vilela Alves (professora)
Instituição: C. E. Inácio Pinheiro Paes Leme )

TEMAS TRABALHADOS:

Indisciplina; Clima escolar; Acholhimento

Para saber mais sobre o tema:

Esta solução faz parte do Caderno de Boas Práticas em Gestão Escolar de Goiás (2019)

QUEREMOS SABER SUA OPINIÃO

Ela está bem explicada?

Esta é uma solução que poderia ser replicada em sua escola?

Esta solução foi útil para você?