Entre os pontos mais debatidos, emendas na Câmara dos Deputados tentaram incluir repasses para filantrópicas e confessionais. Senado retomou o texto-base.

Educação no Congresso l Nº 4

(PDF)

Acordo entre líderes foi fundamental para que o texto-base do deputado Rigoni (PSB-ES) fosse aprovado

 

O Novo Fundeb tornou-se permanente e maior, além de mais justo e eficiente, ao ser aprovado como emenda constitucional. Contudo, pontos importantes precisavam ser regulamentados a partir de lei ordinária, com complexo debate técnico e o necessário consenso federativo – como Educação no Congresso já havia abordado. Com relatoria do deputado federal Felipe Rigoni (PSB-ES) e costurado entre líderes, o texto-base do PL 4372/2020 foi aprovado na Câmara por unanimidade, mas com destaques polêmicos. No Senado, o texto-base original foi resgatado, sendo aprovado sem as emendas incluídas pelos deputados. Na volta para a Câmara, mantido e aprovado. Presidente promulgou sem alterações.

Educação no Congresso Educação no Congresso

Destaques aprovados na Câmara causaram polêmica e reações da sociedade civil

 

Os destaques parlamentares aprovados na Câmara, que inseriam o Sistema S e instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas na distribuição de recursos, causaram forte e imediata reação da sociedade civil. Esta pressão impactou diretamente a votação do Senado e no retorno à Câmara, retomando e aprovando o texto-base costurado pelos líderes. Veja os pontos que foram mais abordados no debate público:

Educação no Congresso Educação no Congresso

Posicionamento das organizações de advocacy

 

Apesar de críticas estarem presentes na maior parte dos posicionamentos, notas públicas sobre a 1ª votação na Câmara apontaram nuances nessas interpretações: desde opiniões de que mudanças, apesar de retrocessos, não inviabilizariam a operacionalização, até que eram agressões à Constituição. Posicionamentos sobre o texto final salientaram aprovação como vitória da educação pública e diferentes instituições indicaram suas contribuições.

Educação no Congresso Educação no Congresso

Posicionamento dos deputados sobre os principais pontos de debate na Câmara na 1ª votação

 

Emenda 10, que direcionava recursos para instituições filantrópicas, confessionais e Sistema S, foi a mais citada.

Educação no Congresso Educação no Congresso

Posicionamento dos parlamentares em relação ao texto final aprovado no Congresso

 

A aprovação do texto-base, retomado pelo Senado e aprovado na 2ª votação da Câmara, foi amplamente comemorada. O Novo foi o único partido que a liderança orientou pela não aprovação. No dia 25 de dezembro, o presidente da República sancionou sem vetos o PL 4372/2020, transformado assim na Lei Ordinária 14.113/2020.

Educação no Congresso Educação no Congresso

Saiba mais

  • Para acessar relatório completo sobre a tramitação, clique aqui.