O artigo examina possibilidades de análise das ações coletivas de jovens buscando resgatar o pensamento sociológico brasileiro que recusa segmentar os campos de estudo. Estudos dos anos 1990 evidenciam manifestações derivadas de grupos de estilos e culturas juvenis. As transformações provindas da expansão dos sistemas de ensino no Brasil, as novas configurações do mundo do trabalho e a apropriação do espaço urbano são aspectos importantes para analisar as culturas juvenis e a sua ação coletiva.
Transversalidades no estudo sobre jovens no Brasil: educação, ação coletiva e cultura
Sobre o documento
- Data de publicação: 04/2010
- Autor(es): Sposito, Marilia Pontes
- Local de publicação: São Paulo
- Instituição(ões) relacionada(s): Faculdade de Educação da USP (Editora)
- Identificadores: ISSN 1517-9702
- Fonte: Abre em uma nova guia http://www.scielo.br/pdf/ep/v36nspe/v36nspea08.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 14/10/2016
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 12 páginas
- Edição: Volume 36; Número Especial
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição