O artigo discute resultados de etapa da pesquisa Jovens fora de série: trajetórias truncadas de estudantes do Ensino Médio na cidade do Rio de Janeiro, que visa compreender trajetórias de escolarização e percursos biográficos de jovens estudantes em defasagem escolar. Com enfoque na combinação - trabalho, estudo e projetos de futuro, verificou-se duplo efeito do trabalho: desafio para continuidade dos estudos e experiência que cria disposições relacionadas à independência e autonomia.
Trajetórias truncadas, trabalho e futuro: jovens fora de série na escola pública de Ensino Médio
Sobre o documento
- Data de publicação: 12/2015
- Autor(es): Carrano, Paulo Cesar Rodrigues | Marinho, Andreia Cidade | Oliveira, Viviane Netto Medeiros de
- Local de publicação: São Paulo
- Instituição(ões) relacionada(s): Faculdade de Educação da USP (Editora)
- Identificadores: ISSN 1678-4634
- Fonte: Abre em uma nova guia http://www.scielo.br/pdf/ep/v41nspe/1517-9702-ep-41-spe-1439.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 21/07/2016
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 16 páginas