A dissertação analisa as relações sócio-raciais entre crianças negras e brancas de uma escola pública, frequentadoras de dois terreiros na cidade de Florianópolis-SC. Os resultados apontam que a raça é acionada em situações de disputas de poder através do conhecimento (escolar e de terreiros). Discutem-se racismo religioso como potencializador das tensões raciais entre crianças negras e brancas e branquitude e resistências negras frente às tentativas de subalternização nos cotidianos escolares.
Saravá as cartinhas: relações sócio-raciais entre crianças negras e brancas na escola e no terreiro
Resumo
Sobre o documento
- Data de publicação: 2019
- Autor(es): Santos, Pamela Cristina dos
- Local de publicação: Florianópolis
- Instituição(ões) relacionada(s): Programa de Pós-Graduação em Educação - UFSC (Editora)
- Fonte: Abre em uma nova guia https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/206388/PEED1427-D.pdf?sequence=-1&isAllowed=y
- Data de Acesso à Fonte: 23/09/2020
- Suporte: Texto
- Tipologia: Dissertação
- Tamanho: 150 páginas