Artigo

Estimativas não paramétricas das curvas características dos itens em testes educacionais

RESUMO

O objetivo do artigo é apresentar um conjunto de procedimentos implementados como uma macro do software livre. Apresenta um método não paramétrico para verificação de comportamento diferencial de itens através da visualização das curvas de respostas. Tal método constitui uma poderosa ferramenta descritiva dos itens. A proficiência dos alunos submetidos a um teste para a medida de uma competência pode ser estimada através das técnicas estatísticas associadas à Teoria de Resposta ao Item.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 08/2012
  • Autor(es): Santos, Marcos Antonio da Cunha | Soares, José Francisco
  • Local de publicação: São Paulo
  • Instituição(ões) relacionada(s): Fundação Carlos Chagas (Editora)
  • Identificadores: ISSN 1984-932X
  • Fonte: Abre em uma nova guia http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/article/view/1933/1916
  • Data de Acesso à Fonte: 12/09/2020
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 15 páginas
  • Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial

ITENS RELACIONADOS

Estudos em Avaliação Educacional