Artigo

Contexto escolar e indicadores educacionais: condições desiguais para a efetivação de uma política de avaliação educacional

RESUMO

Argumenta-se, neste artigo, que o Ideb coloca foco em resultados finalísticos, sem considerar as condições que propiciam a obtenção dos resultados. Reflete-se sobre a relação entre o indicador e o contexto escolar, considerando o perfil dos alunos e características das escolas. Os resultados mostram que escolas com alunos de menor nível socioeconômico têm piores resultados. Observa-se a necessidade de políticas de superação dessas limitações e que tais condições não sejam ignoradas na análise.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 03/2013
  • Autor(es): Alves, Maria Teresa Gonzaga | Soares, José Francisco
  • Local de publicação: São Paulo
  • Instituição(ões) relacionada(s): Faculdade de Educação - USP (Editora)
  • Identificadores: ISSN 1517-9702
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/pdf/ep/v39n1/v39n1a12.pdf
  • Data de Acesso à Fonte: 16/09/2020
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 18 páginas
  • Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial

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