Argumenta-se, neste artigo, que o Ideb coloca foco em resultados finalísticos, sem considerar as condições que propiciam a obtenção dos resultados. Reflete-se sobre a relação entre o indicador e o contexto escolar, considerando o perfil dos alunos e características das escolas. Os resultados mostram que escolas com alunos de menor nível socioeconômico têm piores resultados. Observa-se a necessidade de políticas de superação dessas limitações e que tais condições não sejam ignoradas na análise.
Contexto escolar e indicadores educacionais: condições desiguais para a efetivação de uma política de avaliação educacional
Sobre o documento
- Data de publicação: 03/2013
- Autor(es): Alves, Maria Teresa Gonzaga | Soares, José Francisco
- Local de publicação: São Paulo
- Instituição(ões) relacionada(s): Faculdade de Educação - USP (Editora)
- Identificadores: ISSN 1517-9702
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/pdf/ep/v39n1/v39n1a12.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 16/09/2020
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 18 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial