Protagonismo teatral e protagonismo educacional: quais deslocamentos fazem surgir um a(u)tor?
RESUMO
O artigo propõe dialogar com os sentidos de 'protagonismo' nos campos teatral e educacional. Para tal, analisa as ocorrências do termo e seus sentidos emergentes no texto da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio e do Projeto Político-Pedagógico de uma universidade federal. A análise permitiu compreender que a apropriação assume nova dimensão discursiva, descaracterizando seus enunciadores e interlocutores originais e não oferecendo subsídios para a construção do protagonismo/autoria.
SOBRE O DOCUMENTO
- Data de publicação: 09/2019
- Autor(es): Garcia Cavalcante, Cláudia | Souza Santos, José Luiz de
- Local de publicação: São Paulo
- Instituição(ões) relacionada(s): Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (Editora)
- Identificadores: ISSN 2176-4573
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/pdf/bak/v14n3/2176-4573-bak-14-03-0156.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 01/05/2020
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 20 páginas
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição