Artigo

A contextualização do conhecimento no Ensino Médio: tentativas de controle do outro

RESUMO

O artigo discute a ideia de contexto em sua potência desconstrucionista, com enfoque discursivo de política de currículo. Defende-se que a visão estrutural de contexto tende a ver o conhecimento como estruturante da prática, com vistas ao controle do outro. O texto vê as Diretrizes Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular como momentos de um texto mais amplo das políticas para o Ensino Médio que mostram possibilidades de significação de currículo e contexto mais democráticos.

 

 

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 06/2018
  • Autor(es): Costa, Hugo Heleno Camilo | Lopes, Alice Ribeiro Casimiro
  • Local de publicação: Campinas
  • Instituição(ões) relacionada(s): Centro de Estudos Educação e Sociedade (Editora)
  • Identificadores: ISSN 0101-7330
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/pdf/es/v39n143/1678-4626-es-es0101-73302018184558.pdf
  • Data de Acesso à Fonte: 27/04/2020
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 20 páginas
  • Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial

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