Ao discutir as faces da globalização e seus impactos na educação e na aprendizagem, este artigo analisa a globalização neoliberal e como as reformas baseadas em competição afetaram a política educacional nos Estados Unidos desde o jardim de infância aos Ensinos Médio e Superior. Discutem-se no artigo os padrões de desempenho mensuráveis a partir de extensivos testes padronizados; novos métodos de ensino e aprendizagem; a privatização do ensino; o conceito de marginalidade; e ideias de Paulo Freire.
The secret adventures of order: globalization, education and transformative social justice learning
Sobre o documento
- Data de publicação: 12/2013
- Autor(es): Torres, Carlos Alberto
- Local de publicação: Brasília
- Instituição(ões) relacionada(s): Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Editora)
- Identificadores: ISSN 2176-6681
- Fonte: Abre em uma nova guia http://www.scielo.br/pdf/rbeped/v94n238/a02v94n238.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 11/10/2016
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 16 páginas
- Edição: Volume 94; Número 238
- Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial