Artigo

Uma educação para as relações étnico-raciais na escola: limites, possibilidades e desafios

RESUMO

Este artigo busca refletir sobre a importância do sentimento étnico afro-brasileiro dentro do ambiente escolar, interpretado como uma nova epistemologia, a partir da perspectiva de que a escola dé lugar de representação dessa realidade em que a população negra se coloca como agente político e cultural. A interface com saberes e história oriundos da cultura afro-brasileira permite pensá-los enquanto ferramentas didático-pedagógicas, instrumento político e histórico para torná-los fator de modificação da prática docente em contextos de aplicação da Lei 10.639/03. 

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 04/2023
  • Autor(es): Oliveira, Gerson Alves de
  • Local de publicação: Curitiba
  • Instituição(ões) relacionada(s): Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) (Editora)
  • Identificadores: ISSN 2177-2770
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1495/1390
  • Data de Acesso à Fonte: 07/05/2023
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 21 páginas
  • Tipo Licença: CCBY - Atribuição

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