Este artigo busca refletir sobre a importância do sentimento étnico afro-brasileiro dentro do ambiente escolar, interpretado como uma nova epistemologia, a partir da perspectiva de que a escola dé lugar de representação dessa realidade em que a população negra se coloca como agente político e cultural. A interface com saberes e história oriundos da cultura afro-brasileira permite pensá-los enquanto ferramentas didático-pedagógicas, instrumento político e histórico para torná-los fator de modificação da prática docente em contextos de aplicação da Lei 10.639/03.
Uma educação para as relações étnico-raciais na escola: limites, possibilidades e desafios
Sobre o documento
- Data de publicação: 04/2023
- Autor(es): Oliveira, Gerson Alves de
- Local de publicação: Curitiba
- Instituição(ões) relacionada(s): Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) (Editora)
- Identificadores: ISSN 2177-2770
- Fonte: Abre em uma nova guia https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1495/1390
- Data de Acesso à Fonte: 07/05/2023
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 21 páginas
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição