Este artigo tem por objetivo analisar o Sistema de Avaliação Nacional da Educação Básica e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, para identificar a concepção de qualidade educacional subjacente a estas políticas e problematizar a garantia do direito à educação pública de qualidade. Os resultados apontam que o Saeb e Ideb apresentam limites em suas configurações e não alcançam a garantia do direito à educação pública de qualidade no país.
Tensões do Saeb e do Ideb para a educação de qualidade como direito
Resumo
ATENÇÃO
Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.
Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.
Sobre o documento
- Data de publicação: 12/2020
- Autor(es): Mello, Liliane Ribeiro de | Bertagna, Regiane Helena
- Local de publicação: Natal
- Instituição(ões) relacionada(s): Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Editora)
- Identificadores: ISSN 1981-1802
- Fonte: Abre em uma nova guia https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/20950/13367
- Data de Acesso à Fonte: 24/01/2024
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 24 páginas
- Tipo Licença: Todos os direitos reservados