Artigo

Taxonomia das diretrizes para educação nos planos de governo dos elegíveis à Presidência da República Brasileira

RESUMO

O artigo tem por objetivo analisar as diretrizes para educação dos planos de governo dos cinco candidatos mais votados na eleição presidencial brasileira em 2018. Os resultados mostram que as diretrizes analisadas estão contidas em conjuntos políticos; que apenas dois candidatos dedicaram-se mais ao critério “Gestão democrática e participativa dos espaços educacionais”; que as proposições de candidatos que se aproximam de um espectro político à direita foram qualificadas como políticas e as de candidatos que se aproximam da esquerda, técnicas. Recomenda-se que os elegíveis exerçam um tratamento legítimo e responsável dessa etapa da formação de agenda de políticas públicas, a fim de que as desigualdades sociais sejam atenuadas ao longo das próximas décadas.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 2021
  • Autor(es): Dias, Lázaro Cezar | Oliveira, Sibele Vasconcelos de | Pauli, Rita Inês Paetzhold
  • Local de publicação: Brasília
  • Instituição(ões) relacionada(s): Instituto de Ciência Política (Editora)
  • Identificadores: ISSN 0103-3352
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/rbcpol/a/RYWMJNSwTwxC3MmBCJ4DpSR/?lang=pt#
  • Data de Acesso à Fonte: 07/02/2024
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 42 páginas
  • Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial

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Revista Brasileira de Ciência Política