Este artigo tem por objetivo pensar a atual reforma do Ensino Médio, em um contexto capitalista, por meio de uma recuperação histórica. Os resultados apontam que a reconfiguração da etapa final da Educação Básica não rompe com a lógica do privilégio (currículos direcionados para a continuidade nos estudos no setor privado). Nota-se que a escola pública continua na contradição de reproduzir os ideais dominantes, favorecendo o mercado e de ser o espaço da crítica, articulação e socialização política.
Sistema econômico, direitos sociais e escolas desiguais: reflexões sobre a reforma do Ensino Médio
Resumo
Sobre o documento
- Data de publicação: 2019
- Autor(es): Casagrande, Ana Lara | Alonso, Katia Morosov
- Local de publicação: Brasília
- Instituição(ões) relacionada(s): Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Editora)
- Identificadores: ISSN 1678-166X
- Fonte: Abre em uma nova guia https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/93846/55521
- Data de Acesso à Fonte: 09/10/2022
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 19 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial