Artigo

Sistema econômico, direitos sociais e escolas desiguais: reflexões sobre a reforma do Ensino Médio

RESUMO

Este artigo tem por objetivo pensar a atual reforma do Ensino Médio, em um contexto capitalista, por meio de uma recuperação histórica. Os resultados apontam que a reconfiguração da etapa final da Educação Básica não rompe com a lógica do privilégio (currículos direcionados para a continuidade nos estudos no setor privado). Nota-se que a escola pública continua na contradição de reproduzir os ideais dominantes, favorecendo o mercado e de ser o espaço da crítica, articulação e socialização política.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 2019
  • Autor(es): Casagrande, Ana Lara | Alonso, Katia Morosov
  • Local de publicação: Brasília
  • Instituição(ões) relacionada(s): Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Editora)
  • Identificadores: ISSN 1678-166X
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/93846/55521
  • Data de Acesso à Fonte: 09/10/2022
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 19 páginas
  • Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial

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Revista Brasileira de Política e Administração da Educação