Este estudo busca compreender os significados atribuídos pelos tutores de uma faculdade do Nordeste do Brasil às vivências envolvendo Direitos Humanos (DH) no ambiente acadêmico como primeiro passo para instituir o desenvolvimento docente nessa área. Os resultados indicados pelos docentes revelam conflitos envolvendo DH, a exemplo das seguintes situações: opressão de gênero; homofobia por parte de docentes e estudantes; falta de representatividade racial na faculdade; gordofobia no ambiente acadêmico; queda de rendimento de estudantes por problemas de saúde mental. E também expressão de insegurança em intervir e dar feedback em tais situações, bem como certo desconhecimento relacionado aos DH.
Significados atribuídos pelos docentes às vivências envolvendo Direitos Humanos no ambiente acadêmico
Resumo
Composiçao(in)
Por que os direitos incomodam?
Composiçao(in)
Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença
Composiçao(in)
Por que os direitos incomodam?
Composiçao(in)
Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença
Sobre o documento
- Data de publicação: 2022
- Autor(es): Oliveira, Jamilly Nazário Souza de | Fernandes, Alicia Pereira Banja | Lima, Hugo Vinícius Carvalho de Abreu e | Falbo, Ana Rodrigues | Caminha, Maria de Fátima Costa
- Local de publicação: Brasília
- Instituição(ões) relacionada(s): Associação Brasileira de Educação Médica (Editora)
- Identificadores: ISSN 0100-5502
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/rbem/a/ZhbqNTDbXYT3xHcyM64PCqQ/?format=pdf&lang=pt
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 11 páginas
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição