Este estudo busca compreender os significados atribuídos pelos tutores de uma faculdade do Nordeste do Brasil às vivências envolvendo Direitos Humanos (DH) no ambiente acadêmico como primeiro passo para instituir o desenvolvimento docente nessa área. Os resultados indicados pelos docentes revelam conflitos envolvendo DH, a exemplo das seguintes situações: opressão de gênero; homofobia por parte de docentes e estudantes; falta de representatividade racial na faculdade; gordofobia no ambiente acadêmico; queda de rendimento de estudantes por problemas de saúde mental. E também expressão de insegurança em intervir e dar feedback em tais situações, bem como certo desconhecimento relacionado aos DH.
Significados atribuídos pelos docentes às vivências envolvendo Direitos Humanos no ambiente acadêmico
Resumo
Sobre o documento
- Data de publicação: 2022
- Autor(es): Oliveira, Jamilly Nazário Souza de | Fernandes, Alicia Pereira Banja | Lima, Hugo Vinícius Carvalho de Abreu e | Falbo, Ana Rodrigues | Caminha, Maria de Fátima Costa
- Local de publicação: Brasília
- Instituição(ões) relacionada(s): Associação Brasileira de Educação Médica (Editora)
- Identificadores: ISSN 0100-5502
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/rbem/a/ZhbqNTDbXYT3xHcyM64PCqQ/?format=pdf&lang=pt
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 11 páginas
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição