Neste artigo, analisou-se a participação da comunidade nos processos de seleção de diretores em municípios do Estado Rio de Janeiro considerados de baixa fidelidade normativa e problematizar o sentido de comunidade que circula no campo educacional e nas políticas. Sobre o processo de hibernação da gestão democrática, pondera-se acerca dos efeitos dessa ação do município a partir do Plano Nacional de Educação. Os resultados mostram que, apesar de regulamentada a gestão, não é possível situar os municípios pesquisados no contexto que tende à democracia.
Seleção de diretores escolares no estado do Rio de Janeiro: hibernação da democracia na agenda política dos municípios
Resumo
Sobre o documento
- Data de publicação: 2021
- Autor(es): Amaral, Daniela Patti do | Castro, Marcela
- Local de publicação: Santa Maria
- Instituição(ões) relacionada(s): Universidade Federal de Santa Maria (Editora)
- Identificadores: ISSN 2176-2171
- Fonte: Abre em uma nova guia https://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/e54740/pdf
- Data de Acesso à Fonte: 12/12/2022
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 13 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial