Esta pesquisa busca revisar e colocar em prática conceitos centrais da teoria sociocultural, como a comunidade de aprendizagem, e os coloca em diálogo com a formação inicial de um professor de didática específica em um curso de formação de professores na universidade. Os resultados mostram que a formação inicial de professores é capaz de migrar de práticas tradicionais para a constituição de uma comunidade de aprendizagem em que os estudantes realizam tarefas que promovem a mediação intersubjetiva. E, ainda, a implementação dessas construções metodológicas proporcionam oportunidades concretas para que os professores em formação se apropriem de forma significativa do papel docente e das características das estratégias de ensino.
Quando o objetivo do aprendizado é ensinar. Co-ensino em uma comunidade de aprendizagem para a formação inicial de professores em uma didática específica
Sobre o documento
- Título original: Cuando el objeto de aprendizaje es la enseñanza. La co-enseñanza en una comunidad de aprendizaje para la formación docente inicial en una didáctica específica
- Data de publicação: 05/2022
- Autor(es): Ángel Bermúdez, Gonzalo Miguel
- Instituição(ões) relacionada(s): Universidad Nacional de La Pampa - UNLPam (Editora)
- Identificadores: ISSN 0328-9702
- Fonte: Abre em uma nova guia http://www.scielo.org.ar/pdf/praxis/v26n2/2313-934X-praxis-26-2-0184.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 08/03/2024
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 26 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC-ND - Atribuição/NãoComercial/SemDerivações