A pesquisa busca compreender, pelo viés da democracia participativa, o modo como os Grêmios Estudantis das Escolas Públicas Estaduais da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação 14, no Ceará (CREDE 14), têm se constituído e analisar as dificuldades vivenciadas na atuação deste órgão colegiado no âmbito escolar. Os resultados mostram a existência de concepções diversas sobre o Protagonismo Juvenil entre Gestão Escolar e Grêmios Estudantis. Os estudantes se mostram incomodados com a desvalorização dos jovens existente nas escolas e os gestores indicam a necessidade de institucionalização do que chamam de Protagonismo Juvenil e revelam em suas falas a dificuldade em considerar a autonomia dos estudantes na realização de suas ações.
Protagonismo juvenil: construção e participação nos grêmios estudantis nas escolas públicas da CREDE 14, no Ceará
Resumo
Sobre o documento
- Data de publicação: 2023
- Autor(es): Vieira, Yres Stella Macedo
- Local de publicação: Juiz de Fora
- Instituição(ões) relacionada(s): Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública - Universidade Federal de Juiz de Fora (Editora)
- Fonte: Abre em uma nova guia https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15788/1/yresstellamacedovieira.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 26/06/2024
- Suporte: Texto
- Tipologia: Dissertação
- Tamanho: 170 páginas
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição