Artigo

Programa de ensino integral x realidade: uma relação entre a evasão escolar e a vulnerabilidade

Resumo

O artigo apresenta um estudo de caso que busca entender os motivos para a evasão escolar no Ensino Médio, na Escola Estadual Professor Benedicto Leme Vieira Neto, de Salto de Pirapora, São Paulo, e analisar o papel do Programa de Ensino Integral Governo do Estado de São Paulo em comunidades vulneráveis. Os resultados indicam que o programa contribui para o aprendizado dos estudantes. No entanto, a realidade socioeconômica é um fator que dificulta a ação do programa dentro das comunidades vulneráveis, pois são muitos os fatores que levam a juventude a ter de escolher entre vida acadêmica e a vida profissional.


Sobre o documento

  • Data de publicação: 04/2022
  • Autor(es): Machado, Vinicius Noveli
  • Local de publicação: Sorocaba
  • Instituição(ões) relacionada(s): Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba (Editora)
  • Identificadores: ISSN 2527-158X
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/269/280
  • Data de Acesso à Fonte: 02/05/2024
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 13 páginas
  • Tipo Licença: CC BY-NC-SA- Atribuição/NãoComercial/CompartilhaIgual