Professores de língua portuguesa e alunos surdos do Ensino Médio integrado do IFAM/CMC: considerações acerca do processo inclusivo
RESUMO
Nesta pesquisa, apresentou-se a experiência do Instituto de Ciência e Tecnologia do Amazonas – Campus Manaus no processo de inclusão de alunos surdos do Ensino Médio Integrado, e refletiu-se sobre quais práticas pedagógicas estão sendo desenvolvidas pelos professores, mediadas por um intérprete de Língua de Sinais, como também a relação de ensino, com ênfase nos aspectos linguísticos. Este trabalho ainda traz um caderno de orientações para professores, independentemente da disciplina e da comunidade escolar na qual o aluno surdo se encontra.
SOBRE O DOCUMENTO
- Data de publicação: 2020
- Autor(es): Rodrigues, Suelem Maquiné
- Local de publicação: Manaus
- Instituição(ões) relacionada(s): Instituto Federal do Amazonas (Editora)
- Fonte: Abre em uma nova guia http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/bitstream/4321/482/1/Professores%20de%20l%c3%adngua%20portuguesa%20e%20alunos%20surdos%20do%20ensino_Rodrigues-2020.pdf
- Data de Acesso à Fonte: 18/03/2023
- Suporte: Texto
- Tipologia: Dissertação
- Tamanho: 144 páginas
- Tipo Licença: Todos os direitos reservados
ATENÇÃO
Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.
Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.