O estudo tem como objetivo identificar práticas de liderança escolar e suas associações com a variação da proficiência em testes de larga escala em escolas de Ensino Médio, a partir de dados coletados pela pesquisa Práticas de Gestão, Liderança Educativa e Qualidade da Educação (PGLEQE), em uma amostra de 139 escolas que atendem ao Ensino Médio em dois estados brasileiros. A análise de dados envolve a criação de índices e estudo inferencial com a elaboração de modelos de regressão hierárquica. Os resultados apontam importantes achados para a agenda política educacional no que se refere à atuação das equipes de gestão escolar.
Práticas de gestão e liderança e resultados escolares no Ensino Médio: um estudo exploratório em dois estados brasileiros
Resumo
Sobre o documento
- Data de publicação: 2024
- Autor(es): Oliveira, Ana Cristina Prado de | Santos, Alexsandro do Nascimento | Pereira, Rodnei | Pato, Christy
- Local de publicação: São Paulo
- Instituição(ões) relacionada(s): Universidade Cidade de São Paulo (Editora)
- Identificadores: ISSN 1982-8632
- Data de Acesso à Fonte: 13/06/2024
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 31 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC-SA- Atribuição/NãoComercial/CompartilhaIgual