Artigo

Práticas de gestão e liderança e resultados escolares no Ensino Médio: um estudo exploratório em dois estados brasileiros

Resumo

O estudo tem como objetivo identificar práticas de liderança escolar e suas associações com a variação da proficiência em testes de larga escala em escolas de Ensino Médio, a partir de dados coletados pela pesquisa Práticas de Gestão, Liderança Educativa e Qualidade da Educação (PGLEQE), em uma amostra de 139 escolas que atendem ao Ensino Médio em dois estados brasileiros. A análise de dados envolve a criação de índices e estudo inferencial com a elaboração de modelos de regressão hierárquica. Os resultados apontam importantes achados para a agenda política educacional no que se refere à atuação das equipes de gestão escolar.


Sobre o documento

  • Data de publicação: 2024
  • Autor(es): Oliveira, Ana Cristina Prado de | Santos, Alexsandro do Nascimento | Pereira, Rodnei | Pato, Christy
  • Local de publicação: São Paulo
  • Instituição(ões) relacionada(s): Universidade Cidade de São Paulo (Editora)
  • Identificadores: ISSN 1982-8632
  • Data de Acesso à Fonte: 13/06/2024
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 31 páginas
  • Tipo Licença: CC BY-NC-SA- Atribuição/NãoComercial/CompartilhaIgual