Esta pesquisa discute a formação continuada dos professores de ofícios a partir de suas experiências e de suas práticas curriculares de modo a buscar alternativas concretas, tanto para a formação de professores, como para a aprendizagem dos estudantes. Os resultados mostram que as Oficinas Pedagógicas, adotadas como metodologia de formação e de pesquisa, possibilitam, por meio da articulação com os mestres da comunidade, abrir as portas da escola e resgatar a importância das atividades práticas e manuais no processo de formação de professores e dos estudantes, além de permitirem uma ampliação intercultural do currículo escolar.
Práticas curriculares no ensino básico: tecendo e narrando redes de experiências na formação continuada dos professores da disciplina de Ofícios em Moçambique
Sobre o documento
- Data de publicação: 2017
- Autor(es): Assane, Adelino Inácio
- Local de publicação: Niterói
- Instituição(ões) relacionada(s): Universidade Federal Fluminense (Editora)
- Fonte: Abre em uma nova guia https://app.uff.br/riuff/bitstream/handle/1/15676/2017%20Tese%20Adelino%20In%c3%a1cio%20Assane.pdf?sequence=1&isAllowed=y
- Data de Acesso à Fonte: 08/03/2024
- Suporte: Texto
- Tipologia: Tese
- Tamanho: 306 páginas
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição