Artigo

Possibilidades na luta pelo ensino de histórias negras na era das bases nacionais curriculares no Brasil e nos Estados Unidos: a Lei 10.639/03 e os National History Standards

RESUMO

Neste artigo, busca-se pensar o ensino de história em perspectiva transnacional, a partir das experiências da Lei 10.639/2003, no Brasil, e dos National History Standards, nos EUA, na luta pelo reconhecimento do protagonismo dos negros e a diversidade das suas trajetórias nos currículos escolares. Os resultados mostram que essas propostas abriram novas possibilidades na luta pelo ensino de histórias negras e que foram resultados de mobilizações e intervenções de militantes negros, docentes e historiadores que construíram narrativas históricas contra hegemônicas.

SOBRE O DOCUMENTO

  • Data de publicação: 2021
  • Autor(es): Pereira, Amilcar Araujo | Silva, Jessika Rezende Souza da
  • Local de publicação: Curitiba
  • Instituição(ões) relacionada(s): Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná (Editora)
  • Identificadores: ISSN 0104-4060
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/er/a/YQGhVYPVBmw3Dd6M834CNPQ/?format=pdf&lang=pt
  • Data de Acesso à Fonte: 15/06/2023
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 25 páginas
  • Tipo Licença: CCBY - Atribuição

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