Neste artigo, busca-se pensar o ensino de história em perspectiva transnacional, a partir das experiências da Lei 10.639/2003, no Brasil, e dos National History Standards, nos EUA, na luta pelo reconhecimento do protagonismo dos negros e a diversidade das suas trajetórias nos currículos escolares. Os resultados mostram que essas propostas abriram novas possibilidades na luta pelo ensino de histórias negras e que foram resultados de mobilizações e intervenções de militantes negros, docentes e historiadores que construíram narrativas históricas contra hegemônicas.
Possibilidades na luta pelo ensino de histórias negras na era das bases nacionais curriculares no Brasil e nos Estados Unidos: a Lei 10.639/03 e os National History Standards
Sobre o documento
- Data de publicação: 2021
- Autor(es): Pereira, Amilcar Araujo | Silva, Jessika Rezende Souza da
- Local de publicação: Curitiba
- Instituição(ões) relacionada(s): Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná (Editora)
- Identificadores: ISSN 0104-4060
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/er/a/YQGhVYPVBmw3Dd6M834CNPQ/?format=pdf&lang=pt
- Data de Acesso à Fonte: 15/06/2023
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 25 páginas
- Tipo Licença: CCBY - Atribuição