O estudo busca compreender, na perspectiva dos processos de democratização da Rede Municipal de Ensino Quevedos/RS, quais fatores e parâmetros estão relacionados à gestão educacional e escolar. Os resultados mostram que ainda há resistência quanto a efetivação dos princípios de democratização, principalmente no que se refere a implementação efetiva de mecanismos de participação. Indicam também que é necessário investimentos em estratégias de descentralização do poder, de autonomia administrativa, pedagógica e financeira, de participação das comunidades escolares, bem como de protagonismo do Conselho Municipal de Educação como órgão normatizador do sistema.
Perspectivas de democratização da gestão educacional e escolar em Quevedos/RS
Resumo
Sobre o documento
- Data de publicação: 2022
- Autor(es): Moraes, Marília do Nascimento
- Local de publicação: Santa Maria
- Instituição(ões) relacionada(s): Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional - UFSM (Editora)
- Fonte: Abre em uma nova guia https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/26827/DIS_PPGPPGE_2022_MORAES_MAR%c3%8dLIA.pdf?sequence=1&isAllowed=y
- Data de Acesso à Fonte: 06/06/2024
- Suporte: Texto
- Tipologia: Dissertação
- Tamanho: 156 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC-ND - Atribuição/NãoComercial/SemDerivações