Este artigo apresenta algumas considerações sobre os múltiplos contextos de realização da pesquisa Educação profissional e evasão escolar em Minas Gerais e propõe identificar fatores que contribuem para a permanência ou evasão dos estudantes na educação profissional técnica de nível médio. As análises mostram que a existência de evasão tão elevada em cursos técnicos organizados a partir de uma política pública, que busca expressamente privilegiar a formação profissional como recurso de inserção dos jovens no mercado de trabalho, remete a refletir sobre o contexto da política educacional brasileira na organização da escola média e da escola técnica.
Permanência e evasão na educação técnica de nível médio em Minas Gerais
Resumo
Sobre o documento
- Data de publicação: 12/2011
- Autor(es): Heijmans, Rosemary Dore | Lüscher, Ana Zuleima de Castro
- Local de publicação: São Paulo
- Instituição(ões) relacionada(s): Fundação Carlos Chagas (Editora)
- Identificadores: ISSN 0100-1574
- Fonte: Abre em uma nova guia https://www.scielo.br/j/cp/a/jgRKBkHs5GrxxwkNdNNtTfM/?format=pdf&lang=pt
- Data de Acesso à Fonte: 24/07/2024
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 18 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC - Atribuição/NãoComercial