Artigo

Abandono, evasão, permanência e êxito na Educação Profissional e Tecnológica - Considerações sobre o estado da arte de 2015 a 2019

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar o estado da arte sobre abandono, evasão, permanência e êxito na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), buscando estimar quanto da produção acadêmica se ocupa de ações de enfrentamento ao abandono escolar. Os resultados mostram que cerca de 60% das pesquisas que abordam a temática na EPT contemplam análises, propostas ou implantação de ações. Constata-se também a prevalência de estudos que privilegiam a compreensão e transformação de realidades locais. Por fim, embora o número de pesquisas ainda seja relativamente discreto, há um crescente repertório de ações relatadas que, uma vez disseminadas, podem inspirar e subsidiar iniciativas semelhantes.


Sobre o documento

  • Data de publicação: 2022
  • Autor(es): Souza, Salomão Lindoso de | Artuso, Alysson Ramos
  • Instituição(ões) relacionada(s): Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT (Editora) | Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Editora) | Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Editora)
  • Identificadores: ISSN 2594-4827
  • Fonte: Abre em uma nova guia https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/950/916
  • Data de Acesso à Fonte: 19/07/2024
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Artigo
  • Tamanho: 15 páginas
  • Tipo Licença: CC BY-NC-ND - Atribuição/NãoComercial/SemDerivações