Este artigo tem por objetivo apresentar o estado da arte sobre abandono, evasão, permanência e êxito na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), buscando estimar quanto da produção acadêmica se ocupa de ações de enfrentamento ao abandono escolar. Os resultados mostram que cerca de 60% das pesquisas que abordam a temática na EPT contemplam análises, propostas ou implantação de ações. Constata-se também a prevalência de estudos que privilegiam a compreensão e transformação de realidades locais. Por fim, embora o número de pesquisas ainda seja relativamente discreto, há um crescente repertório de ações relatadas que, uma vez disseminadas, podem inspirar e subsidiar iniciativas semelhantes.
Abandono, evasão, permanência e êxito na Educação Profissional e Tecnológica - Considerações sobre o estado da arte de 2015 a 2019
Resumo
Composiçao(in)
Juventude, escola e trabalho: permanência e abandono na educação profissional técnica de Nível Médio - Volume 39; Número 2
Composiçao(in)
A atuação do gestor escolar para permanência de estudantes em situação de vulnerabilidade
Composiçao(in)
Política de assistência estudantil no IFSP - campus avançado Ilha Solteira: acesso, permanência e êxito na Educação Profissional Técnica de nível médio
Composiçao(in)
Permanência e êxito escola na Educação Profissional - fatores dificultadores
Composiçao(in)
Juventude, escola e trabalho: permanência e abandono na educação profissional técnica de Nível Médio - Volume 39; Número 2
Composiçao(in)
A atuação do gestor escolar para permanência de estudantes em situação de vulnerabilidade
Composiçao(in)
Política de assistência estudantil no IFSP - campus avançado Ilha Solteira: acesso, permanência e êxito na Educação Profissional Técnica de nível médio
Composiçao(in)
Permanência e êxito escola na Educação Profissional - fatores dificultadores
Sobre o documento
- Data de publicação: 2022
- Autor(es): Souza, Salomão Lindoso de | Artuso, Alysson Ramos
- Instituição(ões) relacionada(s): Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT (Editora) | Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Editora) | Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Editora)
- Identificadores: ISSN 2594-4827
- Fonte: Abre em uma nova guia https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/950/916
- Data de Acesso à Fonte: 19/07/2024
- Suporte: Texto
- Tipologia: Artigo
- Tamanho: 15 páginas
- Tipo Licença: CC BY-NC-ND - Atribuição/NãoComercial/SemDerivações