Tese

Participação democrática discente na gestão da assistência estudantil das IFEs brasileiras: limites e desafios

Resumo

A pesquisa tem por objetivo analisar a participação discente nos espaços de gestão colegiada da assistência estudantil das Instituições Federais de Ensino Superior brasileiras. Inscreve-se no âmbito do debate sobre democracia, gestão e participação e situa-se, especificamente, na relação entre a gestão da política de assistência estudantil e os mecanismos colegiados de participação discente. Os resultados mostram que a participação discente se configura, tendencialmente, como uma participação funcional à lógica da gestão gerencial, inclinando-se a contribuir mais para legitimar práticas gestionárias incompatíveis com os princípios da gestão democrática do que para assegurar o controle democrático por meio da disputa efetiva do poder de decisão.


Sobre o documento

  • Data de publicação: 2022
  • Autor(es): Carvalho, Doracy Dias Aguiar de
  • Local de publicação: Brasília
  • Instituição(ões) relacionada(s): Programa de Pós-Graduação em Política Social - Departamento de Serviço Social - Instituto de Ciências Humanas - UnB (Editora)
  • Fonte: Abre em uma nova guia http://www.realp.unb.br/jspui/handle/10482/44050
  • Suporte: Texto
  • Tipologia: Tese
  • Tamanho: 382 páginas
  • Tipo Licença: CCBY - Atribuição