Tese

Pactos narcísicos no racismo: branquitude e poder nas organizações empresariais e no poder público

RESUMO

A tese de Cida Bento aborda as manifestações da racialidade branca no discurso dos gestores de pessoal (chefes e profissionais de recursos humanos) em dois municípios do sudeste brasileiro. Tem por objetivo compreender como se dá a reprodução das desigualdades raciais nas relações de trabalho no interior das organizações. Os resultados mostram a branquitude como estratégia de preservação de hierarquias raciais, como pacto entre iguais, que encontra um território fértil nas Organizações, as quais são essencialmente reprodutoras e conservadoras.

SOBRE O DOCUMENTO

ATENÇÃO

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.

Por conta das restrições de uso e acesso informados pelo autor e/ou pela fonte de origem deste arquivo, este documento apenas pode ser visualizado pelo usuário no desktop. Qualquer outra tentativa de uso não é permitida (tais como divulgação, reprodução ou download), cabendo ao usuário a responsabilidade sobre tal conduta irregular, conforme o aceite de nossos Termos de Uso e Políticas de Privacidade.